Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Atrair Bom Feng Shui para a nossa casa

Atrair bom Feng Shui, boa energia para a nossa casa através dos objectos decorativos


Pinturas e Quadros

Uma obra em forma de tela, um quadro ou mural, podem melhorar ou empobrecer a beleza de um espaço de uma forma muito especial.  Uma boa pintura atrai luz  para a nossa casa, dá profundidade, enche-nos a casa de optimismo e força, atrai os melhores pensamentos e inspiração para o ambiente.   No que diz respeito ao Feng Shui e à energia positiva que todos desejamos, a questão é reconhecer o que constitui uma boa obra e o que não...
Em primeiro lugar, não devemos pensar que uma pintura é boa para o nosso caso devido à sua fama internacional, devido ao  seu preço ou pelo fama que tem o o artista que a criou.  A obra pode ser técnicamente original ou única em algum sentido, mas o que deve contar na escolha é o tema e a inspiração que nos transmite.
 Imaginando que compramos uma obra importante de um pintor célebre e o tema é uma guerra sangrenta, uma personagem triste ou sombria, um lugar escuro e sem vida...só iremos inundar o nosso espaço com este tipo de sentimentos...


 
Na maior parte dos estudos que se realizaram, as pinturas "falam-nos" de temas psicológicos que as pessoas transportam consigo e escolhem cores e representações que reflectem o seu estado interior. 
O simbolismo pode encontrar-se por zonas, por exemplo, um quarto de casal com uma maioria de quadros de temas femininos pode indicar que a mulher não se relaciona com o marido, sente-se sózinha ou tem demasiado protagonismo. Outros detalhes vêm confirmar esta realidade. Na mesma zona da casa, vários quadros em que aparecem continuamente três pessoas, podem potenciar ou indicar alguma infidelidade e se esta simbologia se repete com outros objectos, deverá observar-se bem a situação.
A correcção quanto ao Feng Shui é óbvia neste caso, retirar os quadros deste tipo e colocar outros com motivos em equilíbrio.

Outro factor também importante em qualquer pintura, sem ser a parte do simbolismo, é a qualidade das cores.  Não se recomenda a abundância de tons escuros como negro, vermelhos muito espessos, verdes pesados, fucsias, cinzentos e cores com pouca luz, já que estão associadas a energias baixas e pesadas que só atraiem sofrimento e problemas.
Desenhos desordenados e caóticos ou pinturas abstractas que não têm pés nem cabeça acabam por produzir estados mentais e emocionais bastante confusos. Se tem quadros como elementos decorativos nos diversos ambientes da sua casa, observe bem as suas cores e o tema que representam.  Se sentir insegurança ou dúvida, ou que de alguma forma não são os mais correctos para cada ambiente, será melhor pensar em mudá-los de sítio, retirá-los, vendê-los... é preferível ficar com os espaços vazios até encontrar os adequados a cada ambiente.  Busque sempre luz e beleza nas pinturas, valores de sentimentos nobres, quadros que inspirem alegria e vitalidade.



Esculturas

Muito do que se disse acima, acerca do Feng Shui e das pinturas, se aplica de forma natural também às esculturas.  Não será boa ideia, para os pressupostos do Feng Shui,  expor  esculturas de uma forma que evidencie uma clara falta de harmonia.  Esculturas que representem por exemplo, um corpo mutilado, doente, ou como se diz vulgarmente, sem pés nem cabeça,  cria desarmonia. Figuras ameaçadoras ou violentas, podem aumentar de uma forma ainda que subtil, os conflitos e as discussões na família.  Bustos de personagens  tétricas ou problemáticas também não atraiem as melhores energias para o espaço e toda uma infinidade de detalhes que se poderiam detectar através de uma observação mais minuciosa.
Há que ter algum cuidado na decoração com motivos de algumas culturas que utilizam máscaras ou figuras de rituais e devem ser utilizadas com prudência.  Deve ponderar-se muito bem sobre a utilização de objectos que tenham sido utilizados em cerimónias das quais desconheça o significado e que possam representar energias estranhas. Há pessoas que viajam por exemplo para países de África e trazem máscaras de aspecto aterrador que acabam por pendurar à entrada de casa.   A verdade é que, no que diz respeito às boas energias do Feng-Shui, estes objectos não são definitivamente o melhor acolhimento... 

Um objecto benéfico e em que abunde a boa energia, destaca-se logo pela sua beleza intrínseca, pela "limpeza" interior do artista, pelo seu aspecto simbólico e pela luz evidente que traz ao seu espaço envolvente.  

Tanto na pintura como na escultura, a busca deve ser a harmonia, a tranquilidade, a serenidade... e a maior parte das vezes basta olhar e perceber o que está a sentir.  Se for uma sensação boa, objecto está aprovado...

1 comentário:

  1. depois de colocar uma escultura q eu mesma fiz de com folha de coqueiro em formato de peixe nadando em minha parede da copa, senti o ambiente mais harmonico e ´rospero.

    ResponderEliminar