Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Significado das Flores - Margarida


M - Margarida, o verdadeiro nome de Malmequer


Segundo a mitologia romana esta flor nasceu quando a ninfa  Belides, que dançava   na floresta com outras companheiras, caiu sob o olhar de Vertumnus, o deus dos pomares. Para escapar ela  tornou-se  " Bellis flor", que é o nome botânico da Margarida.
Em volta desta flor, nasceu um costume que remonta à época Vitoriana e que é o seguinte:  quando uma mulher apaixonada deseja saber se é ou não amada, colhe uma Margarida e à medida que vai arrancando as suas pétalas vai dizendo: "Ama-me, não me ama, ama-me...)   determinando-se o destino desse amor na última pétala e ao pronunciarem-se as últimas palavras.   Na realidade é a verdadeira versão do "Malmequer, Bemequer", de tal forma que as pessoas até chamam as Margaridas de Malmequeres.  O nome correcto é de facto Margarida e "Malmequer" resulta do tal costume vitoriano que ficou para sempre.  
O significado da Margarida, tal como o de outras flores, depende da sua cor. 
A branca indica inocência e pureza, tanto da parte de quem oferece como da parte de quem as vai receber.  
As amarelas têm apresentam a esperança, a interrogação ..."Amas-me ?"
As vermelhas são para oferecer como homenagem a uma pessoa que não está consciente da sua própria beleza. 

Sem comentários:

Enviar um comentário