Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Um Bolo como experiência científica...

Bolo de Veludo Vermelho.   100% Natural.   Sem Corantes.


Há uns tempos ouvi falar maravilhas deste bolo.  Além de ser muito bonito, diziam ser terrivelmente delicioso!!!
Embora cá em casa não sejamos muito de doçarias, às vezes há aquelas ocasiões especiais que pedem algo diferente e este bolo parecia perfeito!
Quis portanto fazer o Bolo de Veludo Vermelho mas, quando comecei a pesquisar a receita deparava-me sempre com a necessidade de utilizar corante alimentar.  E lá desistia, porque nunca usei e porque... não sei, a ideia de utilizar algo artificial... há crianças que vão querer provar... desisti da ideia por uns tempos.

Passado algum tempo e tendo continuado com as pesquisas, descobri que a cor vermelha que torna este bolo tão interessante poderá ser conseguida com beterrabas.  Maravilha, pensei logo... beterraba=legume... sempre deve ser melhor do que corante alimentar.

E lá comecei a tentar, o bolo saiu extremamente delicioso mas... a cor ficava ou arroxeada ou acastanhada.  Não podia ser, eu queria o bolo mesmo mesmo mesmo...vermelho!

Decidi parar com as experiências até ter mais informação porque deveria haver mais algum segredo... e tanto pesquisei que acabei por descobrir!  E então, porque não partilhar, já que o resultado foi maravilhoso, os miúdos só falavam do bolo, queriam-no ao pequeno-almoço, ao lanche, como sobremesa.... 

Afinal, o segredo para manter a cor vermelha viva do bolo é .... manter o pH ácido o quanto possível, sem adições de nada alcalino. Logo à partida devemos excluir o bicarbonato de soda, muito usado em bolos, às vezes em substituição do fermento.  Quem já ajudou um filho  com um modelo de um vulcão para a aula de ciências sabe do que estou a falar... o bicarbonato reage com o vinagre... para fazer a lava!
E também o chocolate que entrava em todas as receitas que experimentei provou ser um entrave.  Aparentemente, o chocolate é por vezes, processado com uma base alcalina para se tornar mais suave.  Então não se deve adicionar chocolate normal, nem chocolate derretido.
Para alcançar o sabor do chocolate, deve usar-se apenas o pó de cacau natural. É bastante fácil de encontrar em qualquer loja ou supermercado.  (Nas fotos,  usei apenas duas colheres de sopa de cacau em pó, que manteve o aspecto  muito vermelho, mas da próxima vou experimentar com quatro colheres de sopa.)
Usei ainda um pouco de sumo de limão, para manter a acidez elevada.

Então aqui vai a "Experiência Científica"  - Receita:

Ingredientes:

2 beterrabas grandes (o suficiente para 1 1/2 chávenas de puré)
1/4 chávena de sumo de limão
1 colher de sopa de vinagre
6 colheres de sopa de manteiga amolecida, mas não derretida. (temperatura ambiente)
1 embalagem de creme de queijo de 250g
2 1/3 chávenas de açúcar
4 ovos
1 1/2 colheres de chá de extracto de baunilha (ou uma vagem)
2 chávenas de farinha de trigo
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó (convem ser fermento comprado recentemente)
1 1/2 colheres de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau em pó natural

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 165 graus. Coloque as beterrabas num recipente de ir ao forno, adicione  1/2 chávena de água, cubra com papel vegetal e depois com papel de alumínio. Asse até ficarem bem macias, cerca de 60-90 minutos. Deixe arrefecer completamente.

2. Unte com manteiga 3 formas de 20/25 cm de diâmetro. Corte círculos de papel vegetal com a medida das formas e coloque-os no fundo de cada uma.  Depois unte com manteiga por cima do papel vegetal e polvilhe com farinha. Reserve.  
Descasque as beterrabas e corte em pedaços grandes. Reduza-as a puré misturando o sumo de limão aos poucos.  Junte também o vinagre.  Deverá ficar um puré fino e suave, como papa de bébé.


3. Na batedeira,  bata a manteiga amolecida com o creme de queijo. Junte o açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem até que cada um esteja bem incorporado. Adicione o extracto de baunilha ou, caso seja em vagem, raspe o interior da mesma com uma faca e adicione ao preparado.

4. Enquanto estes ingredientes estão a bater, numa taça à parte misture a farinha, o fermento, o sal e o cacau.  Lentamente, adicione a mistura de farinha aos ingredientes húmidos que estão na batediera. Meça 1 1/2 chávenas de puré de beterraba e incorpore na mistura anterior, já fora da batedeira.  Este processo deve ser já feito à mão, envolvendo a massa como se a estivesse a dobrar.  Divida a massa uniformemente pelas formas previamente preparadas e dê-lhes um toque sobre a bancada de trabalho para retirar as bolhas de ar.


5. Cozinhe no forno a 170 graus durante 20-35 minutos, ou até ver que estão cozidos quando introduzir um palito e ele sair limpo. 
Depois de cozidos os bolos, desenforme  e deixe arrefecer completamente. Depois de frios, envolva em película de plástico e coloque no frigorífico até ao momento de levarem a cobertura.

Cobertura com Creme de Queijo Mascarpone

2 embalagens de creme de queijo mascarpone à temperatura ambiente
400g de açúcar em pó (como acho muito, coloco "a olho" e vou provando até achar aceitável
2-3 colheres de sopa de de leite condensado
1 colher de chá de extrato de baunilha, ou raspa do interior de 1/2 vagem


Misture todos os ingredientes na  batedeira e bata até ficar homogéneo,  ligeiramente macio e fofo.

Depois vá barrando cada um dos bolos uns sobre os outros para fazer as 3 camadas e no final cubra todo o bolo com o restante creme.

Fica um bolo saboroso, muito fofo e ligeiramente húmido.  Quem não souber os ingredientes nem sequer desconfiará que leva beterrabas já que o sabor é  chocolate, devido ao cacau. 

Vale mesmo a pena experimentar!

1 comentário:

  1. Olá, adorei a receita... uma duvida, não vai nada de leite??? Todas as receitas de Red Velvet que eu encontrei sempre menciona o leitelho

    ResponderEliminar